Pesquisar este blog

16 de maio de 2011

Parabéns meu sempre parceiro!

Tenho pensado cada dia mais sobre relacionamentos. Sobre o que é que pode fazer um relacionamento durar ou não. Eu me sinto, algumas vezes cética, outras muito romântica, mas tenho buscado equilíbrio para enxergar tudo isso. Casamento é um tema um tanto quanto controverso... As pessoas sonham em casar, em ter filhos, em viver uma história linda de amor... mas não acontece bem assim. O casamento é um evento lindo, que celebra uma união. Mas depois desse dia fantástico, ele representa a união de muito mais que duas pessoas. São duas pessoas e todas suas qualidades, valores e defeitos, tudo junto e misturado. Conheço casais de todos os tipos. Aqueles que estão juntos porque se amam desesperadamente (sortudos e escassos), aqueles que estão juntos porque "o que Deus uniu o homem não separa", mas se Deus não existisse, eles morariam em extremos diferentes do planeta. Aqueles que tem filhos e acreditam que estar juntos (brigando, discutindo, se desrespeitando)seria melhor para as crianças. Aqueles que dependem emocionalmente um do outro, ou que, pior, dependem financeiramente. Quando eu digo que casamento é algo complexo, não é porque sou uma divorciada querendo justificar seu fim de casamento. Eu casei com O cara. Meu ex marido era O cara. A gente não chegou aos pontos acima citados. Nós só descobrimos que éramos melhores amigos a qualquer outra coisa. E assim somos. Me perguntaram um dia se já amei ele. E eu digo: eu amo. E sempre vou amar. Não existe fim de amor. Ele se transforma. Ele é para mim uma pessoa que me fez construir um pedaço do que sou hoje. Ele me fez entender muito sobre mim, sobre minha história. Mas não foi suficiente isso tudo para nossa relação. E resolvemos, juntos, ser felizes separados... rsrsrs. Bom, mas o casamento, ainda que com tanta gente reclamando, com tantas histórias de insatisfação, é um evento que nunca acabará. Mas não acaba por um unico motivo. Porque as pessoas ainda precisam de formalismos para amar. As pessoas buscam certezas num pedaço de papel. As pessoas querem registrar o amor, querem torná-lo factível. Amor é só sentimento. É carinho, cuidado, zelo, preocupação. E assinar um papel não garante nada disso. Eu assinei um papel no casamento e outro no divórcio. O do divórcio significou para mim muito mais: estou assinando que, a partir de hoje, não sou mais sua esposa, mas que continua sendo sua parceira, pra sempre. Sem papel, sem registro. Só porque eu escolho isso para minha vida. Meu querido, ontem foi seu níver e queria muito que soubesse que sempre, que todos os dias, eu torcerei por você. Poucas pessoas entendem nossa relação, mas o que importa é que você entenda o quanto me tornou uma pessoa melhor. E que tudo que nos separa nunca exterminará o que nos une. Escutei de uma amiga hoje: "Um pássaro e um peixe podem até se amar, mas onde irão morar?". Nossas moradas são diferentes, mas nosso sentimento nos une em qualquer lugar. Beijos, fica com Deus.

3 comentários:

  1. desculpa. sei que este post tem destinatário certo, mas não posso deixar de comentar. muitas pessoas se casam "no papel", mas não com a outra pessoa. ainda acredito que casamentos foram feitos para durar, enquanto durar a "cola" do casal, qual seja, o amor, o respeito, o amor, a admiração, o amor, a reciprocidade e, como não podemos esquecer, o amor...

    pela sua mensagem ele não era (ou é) um parceiro, mas um verdadeiro amigo, cúmplice...

    em conclusão, deixo este pensamento de Saint-Exupery, para vocêS: "Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo."

    ResponderExcluir
  2. Pena q enxergaram tarde que assinar papel,fazer uma grande festa, um grande evento seria mais importante.Casamento é algo mais profundo.Se isso não tivesse acontecido, certeza tenho q a separação seria bem mais fácil. Não são esses compromissos q nos fazem mais felizes. Que nada!
    Sinto ver cada um cuidando de sua vida. Poderia ser tão diferente... Haveria menos sofrimento. Agora q o leite se derramou mesmo, vamos torcer p q cada um tome rumo certo na vida. Felicidades aos dois amigos.

    ResponderExcluir
  3. A festa foi grande mesmo. Linda, por sinal. E quem conhece esses dois sabe que tudo foi feito movido por muito desejo e muita alegria. Não há do que se arrepender. Vocês foram um casal fantástico juntos e são pessoas lindas separadas também. Cuidem sim, cada um de sua vida, porque o que mais importa é que estejam bem. Quem ama vocês se preocupa com isso. Somente. Nada deveria ter sido diferente.

    ResponderExcluir