Não existe abandono sem uma relação intensa... não existe decepção sem uma admiração profunda... não há medo sem um desafio muito interessante... Não há tristeza sem estar sucedida de uma alegria... o problema são sempre os parâmetros... eles são o que nos faz ver o mundo bom ou ruim...
26 de dezembro de 2011
2011 para mim
Existem alguns anos marcantes em nossas vidas. Recordo-me de 1991, quando ganhei minha primeira Barbie, com 9 anos. Lembro-me também do ano em que minha mãe deixou de exercer seu papel exclusivamente “do lar” e voltou a trabalhar, a ter uma vida profissional ativa. Como foi difícil ficar sem ela. Resgato lembranças de minhas formaturas, conquistas suadas, pessoas que entraram em minha vida para nunca mais sair, outras que saíram para nunca mais entrar. Consigo sentir algumas emoções que tive quando aprendi coisas grandes, ainda pequena, em anos remotíssimos: andar de bicicleta sem rodinha, amarrar meu cadarço com laço e escrever com uma letra decente. Teve um ano em que descobri que era muito difícil passar por mudanças, foi o ano em que mudei de escola a primeira vez. Tão difícil, tão difícil, que me gerou idas ao psicólogo com 7 anos. Sofrido... Porém, construtivo.
Bom, e 2011? Uma amiga me disse que esse era o ano da virada. Sempre achei meio ridículo fazer metas para o ano que segue, prometer parar de fumar, fazer dieta, ou sei lá o que, embora tenha feito isso todos os anos...rsrsrs...
2011 foi revolucionário para mim. E está sendo. Não acabou. Eu escolhi caminhar sozinha. Saí de um relacionamento para buscar uma outra felicidade, que mal conseguia precisar qual. Separei meu coração de um grande coração. Por mais fácil que pareça para todo mundo, decidir abandonar um sonho é sofrido, ainda que saiba que foi uma escolha errada, não pelas pessoas envolvidas, mas porque vc ainda não tinha clareza suficiente para saber onde era seu lugar no mundo. Assumir socialmente um fracasso em sua decisão é um ato de coragem, mas mais que isso, porque aqui ninguém é herói, é um grito de sua alma, que não quer morrer.
Neste ano descobri também o perdão. Descobri que perdoar seja talvez incompreensível para alguns e muitas vezes ilógico em seu formato. E demorei a entender, afinal, no mesmo dia em que eu tinha decidido por um caminho, levando um baú de investimentos (tardios), percebi que o tempo havia se findado... Mas era momento de renovação. O baú ficou para ajudar na mudança e dos investimentos restaram lembranças. Lembranças que para mim são boas. Que para mim são sempre das histórias bacanas que construí. E ainda que achem que essas histórias eram feitas de areia, eu sei que a alma delas era de concreto. A prova de terremotos. Porque passamos por eles. E ela está ainda firme, só de outra forma.
Em 2011 construí também meu lar. Meu espaço. Cheio de bagunça, comida congelada, roupas pelo chão. Sapatos, ahhhh... sapatos. Cheio de mim. Em cada detalhe, na parede adesivada, nos detalhes retrô, nos livros espalhados por todos os cantos e na Itubaína que nunca gelei. Minha cara, meu espaço. Meu eu, tangibilizado em cada peça que forma meu canto. Achei o melhor sofá do mundo e a melhor cama do universo. Lugares incríveis que só descobri quando eles puderam ser experimentados assim, como os lugares que escolhi para mim.
Não poderia deixar de falar dos meus amigos. Impressionante como a gente se surpreende. Pro bem e pro mal, claro. Descobri pessoas tão enormes na minha vida, tão grandes de coração que poucos dias me senti só. Porque elas foram essenciais para me mostrar amor, carinho, compreensão, compaixão. Não existe chance de descrevê-las aqui, pois, agradeço a Deus, são muitas pessoas que fizeram da minha vida um lugar mais leve de se viver, mas elas foram neste ano milagres que vieram suavizar meu caminhar. Sim, sim, perdi amigos. Não sei se posso dizer assim. Acho que Deus escolhe a hora de entrar e sair da vida das pessoas e de algumas isso foi necessário acontecer. Mas eu aprendi, também, que nada pode ser tão importante quanto o respeito pelo que passou com alguém. Eu nunca esquecerei nada que um amigo, ainda que longe da minha vida, fez e representou para mim.
Falando em milagre, 2011 nasceu meu sobrinho. Que mudou a vida de minha irmã, mas mais que isso, de minha família. É a forma mais pura de amor que senti e agradeço a possibilidade de tê-lo por perto. Tão indefeso, dependente e ao mesmo tempo, tão modificador, tão transformador, curador. Amor que não se mede.
Entre muitas outras coisas, 2011 foi um ano de perdas também. Perdas sofridas. Perdas internas, dolorosas, necessárias. E a sensação de que podia ter sido diferente não é real. Não podia. Era imprescindível ser assim. Era necessário doer, cortar, sangrar. Para que talvez a cicatriz pudesse endurecer a pele, calejar a alma e me preparar.
Sei que nada muda com um estourar de espumante. Sei que rituais são só uma criação para inspiração de corações desacreditados. Mas eu sei também que gostaria de brindar um novo tempo, que não tem nada a ver com a contagem regressiva da Globo, mas com o fortalecimento de uma alma. Que cada um de nós crie mecanismos como a eletricidade que se utiliza para reanimar corações que falham num centro cirúrgico. Para que ele volte a bater com a força necessária para agüentar a próxima parada. E que a próxima seja curta, porque o permanente significa fim.
Feliz coração novo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E que 2012 seja um ano melhor... Que os seus sonhos se realizem (essas metas que você disse que não vai fazer, e eu vou fingir que acredito!!), que Deus sempre guie os seus passos para que cada decisão seja especial, e que você as faça valer a pena!
ResponderExcluirMesmo longe, estarei aqui sempre que precisar! Te amo muito!
Beijos, Érika
Como sempre, me identifico em cada palavra.
ResponderExcluirNão fui tão importante assim pra vc, aliás acredito que quase nada, mas aprendo mto com vc, e não sei se vc lembra, mas um dia disse que vc era uma de minhas inspiraçoes, que quando eu crescesse (rs) eu queria ser igual a vc.
Feliz coração novo! Feliz 2012!
Nao gosto muito de viradas de ano. Todo mundo pede paz, saúde e bla bla bla. O ano passado também. Mas 2011 foi ano de mudanças pra mim também. Podia ter sido antes. O que me fez mudar não foi o ano, mas as escolhas e pessoas que se tornaram importantes pra mim. Entendo quando diz que mudar é difícil. Pra mim, o que falta muitas vezes não é coragem, mas tempo. Tempo pra reconhecer que o que não faz bem, nunca fará. Tempo pra derrubar mascaras que ficam pesadas demais pra se sustentar. Tempo pra desfazer sonhos que pareciam, mas não eram seus.
ResponderExcluirSem expectativas. Que venham os próximos anos e que possamos vivê-los. Deles, não espero nada. Prefiro manter minhas expectativa naquilo que eu possa mudar.
Já estava com saudades da suas palavras refrescantes em ver a vida com olhos abertos e verdadeiros. Te amo. Muito amor, forca e que o sucesso cresça a cada dia. D.h.
ResponderExcluir"Valeu a pena? Tudo vale a pena
ResponderExcluirSe a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu".
Por Fernando Pessoa
Tinha por lembrança, ter vivido momentos engraçados e esquisitos ao lado de uma linda menina ambiciosa, ansiosa e medrosa, mas extremamente viva, repleta de brilho, cheia de alma. Esperanças.
Passados anos, reencontrei uma senhora acanhada, mais triste, sem a impulsão juvenil, porém serena. Ainda e ainda mais bela, cuja humildade sobressaltou com os percalços da vida, cuja a força de mulher independente salta aos olhos, com a coragem e a garra de uma pessoa que aprendeu ainda cedo o que realmente importa nesta vida (família) e que, principalmente, conheceu muito melhor a si mesma.
Além do poema e lembranças, a leitura do seu post me trouxe á lembrança, esta música que gosto:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=59F2ossHBus
Como eu pude deixar você ir? A mulher que me fez ver que o mundo podia ser lindo por mais dificil que fosse.
ResponderExcluirO ano de 2011 não foi fácil. Acompanho de perto , tb de longe, no meu canto, sua vida. Dolorida, partida, sofrida o bastante para q amadureça cada vez mais e conheça quem são os verdadeiros amigos com quem realmente podemos contar nas horas mais difíceis, sabendo q eles são puros, nada esperam de nós.Tantas pedras encontrou no seu caminho, querida, mas não desista nunca.Vc é especial. Saiba q muita gente q está ao nosso lado não nos faz bem. Fuja deles. Separe o joio do trigo. E q Deus possa iluminar sua vida com uma luz especial.Diuale p quem não sabe é luz. Não por acaso tem esse nome.
ResponderExcluirLindo, Dale! Boas "construções" em 2012! beijos. Monica
ResponderExcluirDisse o anônimo acima: como pude deixar vc ir?
ResponderExcluirSerá q ele não entende q vc não foi? Ainda é tempo de acordar p ser feliz. Ninguém vai. Vc está aqui,visível, bem junto de nós. Porque não tentar ser feliz enquanto há tempo?
Só se vai com a morte.Daí não há mais esperança. Mas blindemos a vida.
Agora algo importante-só se dá valor a alguém quando o(a) perdemos.
Concordo com o comentário acima. "Só se vai com a morte." Daí, não tem jeito mesmo. O problema é (falta de) coragem para lutar novamente por quem amamos, depois de tantos desencontros. Ou pior: ter que enxergar que não há "reciprocitate", pois também não adianta ir atrás se quem "perdemos" não se interessa mais por nós...
ResponderExcluirCOMEÇAR DE NOVO, TUDO. O ANO COMEÇA E PRECISAMOS COLOCAR ORDEM NA CASA . ORDEM NA VIDA. TUDO O Q FIZEMOS VALEU A PENA? ENTÃO LUTEMOS PELOS NOSSOS IDEAIS. LUTEMOS, MAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE ESTAR SÓ. VC NÃO VIVE COMPLETAMENTE SÓ NA VIDA.ALGUÉM TE AMA, PODE TER CERTEZA E PROFUNDAMENTE. ESSE SERÁ UM ANO COMO OUTROS, MAS ESTAREMOS AMADUECIDOS O SUFICIENTE P NÃO COMETER ALGUNS ERROS. FELIZ ANO NOVO, AMIGA. NADA DE DESÂNIMO.OLHE P FRENTE, P TRÁS E VEJA Q MUITOS ESTÃO MESMO COMPLETAMENTE "JOGADOS" AO VENTO. DOLORIDO, MAS É REAL.QUER SABER DE UMA COISA? OLHE P O "ALTO".
ResponderExcluirO q passamos de ruim durante esse ano tem q ser esquecido. Muita luta, vitórias e fracasso aconteceram. Foquemos a vida nas vitórias, conquistas e aprendamos com elas. Um ano novo especial p alguém especial. Não se deixe abater pela tristeza. Somos fortes. Com certeza não cairemos nos mesmos erros. Um ano de muita paz, amor, saúde , alegria. Que Deus nos proteja.
ResponderExcluir