Pesquisar este blog

31 de outubro de 2011

Nada a perder...

"Só tem algo na vida que te iguala a qualquer pessoa no mundo: Não ter nada a perder". É a sensação de maior poder que alguém pode ter. Você faz tudo, você fala o que quiser, age sem pensar. Porque não há nada que você possa perder com isso.
Escutei essa frase de um amigo, num dia de desespero, e hoje me recordei dela. Não, óbvio que estou longe de não ter nada a perder. Tenho um mundo cheio de coisas boas, amigos de verdade, família presente. Mas sabe aqueles 5 segundos de angústia profunda que dá vontade de sair gritando e berrar ao universo que tá tudo errado? Então, a frase surgiu na minha cabeça essa hora. Mas agora, mais tranquila e usando a razão como minha aliada nesses momentos (ah, sobre a razão, preciso expressar que ela é uma aliada falsa, pois mascara um monte de coisas) eu to pensando aqui. Não ter nada a perder é pouco pra gente agir inconsequentemente. Quem age sem pensar, ainda que não tenha nada a perder, deixa de ganhar um monte de coisas. Não ter nada a perder é estar no zero. E quando vc está no zero, com a conta no banco, vc quer ganhar dinheiro para, ao menos, poder gastar denovo. E se está negativa, para ficar no zero, evitando os juros cobrados pela nossa má administração. É assim na vida... Então, não deve haver situação alguma que nos permita agir deliberadamente. Porque deixamos de ganhar. E se você abriu mão de novas conquistas também, simplesmente porque decidiu ceder às tão cruéis taxas bancárias, pense que ao seu lado tem alguém que tem muito a perder. Que sua atitude pode ser difícil de ser suportada por outra pessoa. Às vezes a gente não imagina o quanto é importante para alguém e não estima o que pode causar. Um banco quebra se todo mundo decidir dever para sempre.

3 comentários:

  1. De acordo estou com esse comentário. Puxa, achei bem profundo e inteligente. E entendi bem o q quis dizer. Sua última frase tudo a ver . Parabéns! Não disse q prefiro suas idéias?
    O importante é não causar transtornos na nossa vida e na de alguém que está muito ligado a nós.Continue.Não deixando de ganhar, mas pensando no q seria melhor p sua "conta bancária". Não se precipite.Pq perder a gente sempre perde.Mas ganha tb. A idéia do seu amigo é meio vaga.Isso a meu ver, lógico.

    ResponderExcluir
  2. Muitos que não tem nada a perder, também não tem nada a ganhar.

    O que é a vida, senão um ciclo de perdas e ganhos, de tristezas e alegrias, de sinônimos e antônimos...

    Aquele que se esconde atrás da indiferença, do "tanto faz", ou, como você diz no texto, do "nada a perder", está perdendo o que a vida tem de melhor, qual seja, a evolução, a revolução, a controvérsia, o crescimento, o desafio...

    "Perder, dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas percas." Lya Luft

    ResponderExcluir
  3. o que ocorre que as luzes dos olhos teus não mais iluminam os meus ?

    aonde estão os raios maravilhosos advindos do seu lindo, inesquecível e inigualável sorriso "de olhos fechados" ?

    quem te deu o direito de tornar a expectativa de te ver, uns poucos instantes, em tão reduzidos dias, se tornasse mera, expectativa ?

    saudade, esta palavra pura e exclusivamente nacional. palavra esta que não se encontra significado nos léxicos. palavra que, nem o mais brilhante dos artistas, conseguiu retratar num quadro...

    saudade, saudade...

    "Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza... É só tristeza e a melancolia, que não sai de mim, não sai de mim, não sai..."

    e ainda você acredita que "não ter nada a perder" é a "solução"...

    "Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já..." Pablo Neruda.

    apesar da saudade, um sorriso de olhos fechados para você, com todo o amor que sinto.

    ResponderExcluir